A jẹun bó - Vamos comer, eu compartilho com você

“A jẹun bó” é um convite para um banquete ancestral cheio de axé. Num passeio através da escolha dos ingredientes, das receitas sagradas guardadas a sete chaves, do cotidiano à beira do fogão, das predileções culinárias de cada orixá, suas festas, oferendas ritualísticas e simbologias, o filme mostra como a cozinha é o pilar de uma casa de candomblé.

Sinopse

A jẹun bó é um convite para um banquete ancestral cheio de axé. Num passeio através da colheita e da escolha dos ingredientes, das receitas sagradas guardadas a sete chaves, do cotidiano à beira do fogão, das predileções culinárias de cada orixá, suas festas e oferendas ritualísticas, o filme mostra como a cozinha é o pilar de uma casa de candomblé.

Impacto da Produção

Em um país tão diverso como o Brasil, A jẹun bó é um lembrete da força e beleza das nossas raízes africanas. A comida, que muitas vezes é vista apenas como um ato cotidiano, com preconceito e discriminação, aqui se transforma em símbolo de resistência, subsistência, riqueza e união.

“Um filme para quem é de axé se reconhecer e se orgulhar e ao mesmo tempo para quem não é de axé. É um filme didático para desmistificar os nossos ritos e, através da informação, combater o racismo religioso”. 

Camila Silva

Cineasta e Fundadora Woke MI Produções

Uma Produção WokèMì

A Wokemi é uma produtora audiovisual artística e ativista, com foco em questões sociais e culturais que pulsam na sociedade atual. Tem por propósito ser intimista, se ancorar nos detalhes, ouvir, fazer ouvir, trabalhar com o olho no olho, misturar uma veia jornalística com uma liberdade criativa sensível, um senso crítico apurado e humanizado sobre as questões coletivas de todas das vozes dissidentes historicamente silenciadas. Vamos gritar em alto e bom som, nem que seja na força de um silêncio e com a força dos orixás!

Assista | Teaser

A jẹun bó - Vamos comer, eu compartilho com você

Se inscreva e fique por dentro!

Newsletter

Ficha Técnica

ORIentação: Rodney William
Direção: Camila Silva Woke Mí
Entrevistados: Rodney William e Tatiana Paula
Narração: Ana Semião, Kathia Rejane, Marlene de Onira, Natália Angelina Moreira de Quadros e Waldete Tristão
Participação: Silvia Gomes

Trilha Sonora: Gabriel Faria e Nando Silva Omoronum
Produção: Camila Silva Woke Mí e Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá
Roteiro e Montagem: Camila Silva Woke Mí e Swami Pimentel
Direção de Fotografia: Camila Silva Woke Mí
Fotografia: Beatriz do Espírito Santo, Camila Silva Woke Mí, Fernando Bueno, Júlia Cavalcanti, Maycom Mota, Maxuel Melo e Swami Pimentel
Finalização: Swami Pimentel
Pesquisa: Camila Silva WokeMi e Rodney William

Arte: Bruno Faria Hatanaka
Site e design: Black UP Marketing
Assessoria: Simone Graziele
Acessibilidade: Wesley Nascimento